segunda-feira, 26 de julho de 2010

Abaetetuba(PA) - Relatos de quem participou do Projeto Amazônia


Rodrigo é um dos jovens que fizeram parte da equipe que construiu o Projeto Amazônia em Abaetetuba(PA). Esta é a impressão que ele teve na vivência do Projeto.

"O Projeto Amazônia foi mais uma experiência concreta do Amor de Deus pelos seus filhos."


"Abaixo descreverei algumas experiências:"


Deus não se deixa vencer em generosidade

"Quando aceitei o desafio de participar de um projeto como este, veio logo a mente o fato de que poderia ajudar muitas pessoas, seja aconselhando, escutando, através de uma canção, etc... Ao final de tudo, até entendo que pude levar algo bom para alguém, mas sem dúvida, recebi muito mais de todos com quem tive contato. Mais uma vez vem a mente aquela frase: “Deus não se deixa vencer em generosidade”.

Muitas vezes batia a preocupação de como iríamos nos comunicar com aquelas pessoas, as quais nunca tínhamos tido qualquer contato. Então lembrávamos que antes de qualquer coisa, íamos com o objetivo de amar, amar e amar a cada um que Deus colocasse em nosso caminho...Acredito que essa foi a receita fundamental para que depois tudo desse certo."

Visita às Famílias

"Pela parte da manhã visitávamos as famílias em suas casas. Foi um grande desafio, pois não sabíamos de que forma ele iriam nos receber. Pra nossa surpresa, fomos recebidos muito bem, até mesmo pelas pessoas que eram de outras denominações religiosas.

Muitas vezes entrávamos em casas que estavam prestes a cair na cabeça das pessoas que ali moravam, por isso tínhamos medo, mas ao entrar, esquecíamos de qualquer obstáculo. A forma com que éramos recebidos, as histórias de vida que eram partilhadas, o café preto maravilhoso tornava o ambiente acolhedor e agradável."

Encontro com os jovens

"Por volta de 18:30 iniciávamos nossos encontros com as crianças, adolescentes e jovens.

Nos encontros com os jovens e adolescentes realizávamos dinâmicas, brincadeiras, cantávamos, partilhávamos experiências de vida. Ao final de cada dia, após falarmos de nossas experiências, oferecíamos desafios a eles, como: Amar por primeiro, amar o inimigo, perdoar o irmão, etc....vários se comprometiam a tentar viver cada frase.

Nas atividades com os jovens foi possível perceber, muito concretamente, Jesus em nosso meio, ao conduzir os encontros; Jesus abandonado, nos momento de dificuldades com os quais nos deparamos. Sabíamos que não seria fácil, talvez, vários daqueles jovens e adolescentes jamais tinham recebido um ato de Amor, mesmo de seus familiares. No final de tudo, éramos tratados como pessoas de suas famílias, muitos levavam os papais para que nos conhecessem, nos convidavam para ir almoçar em suas casas, nos escreveram cartas de agradecimento.

É gratificante saber que uma pequena semente foi plantada no coração de cada pessoa que participou do projeto. Muitos dos jovens que estiveram conosco ao longo do projeto, nos disseram, ao final, do desejo de realizar atividades positivas em suas cidades – Como um plano para o recolhimento do lixo de sua cidade."

Tarde Cultural

"Na quinta-feira (22/07) foi realizada uma tarde cultural, quase 20 apresentações ao longo da programação, envolvendo: música, teatro, dança, etc..."

O que descrevi aqui foi uma pequena parte do que foi realizado através do “Projeto Amazônia 2010”. Eu não seria capaz de transmitir integralmente aquilo que está guardado nos corações e mentes de cada participante do projeto.

O projeto, mais uma vez, confirmou que através do Amor podemos viver um pouquinho o Céu ainda neste mundo.

Muito obrigado a todos que de alguma forma contribuíram com o Projeto."

Grande Abraço!!!!

Rodrigo Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário